-

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Clareamento dental a laser utiliza luz para aumentar eficiência dos produtos utilizados

No entanto, não há provas de que ele seja mais eficiente do que o clareamento sem o uso da luz




Uma dúvida frequente que meus pacientes têm envolve o clareamento dental, seus riscos, benefícios e técnicas. Aqui vai a minha explicação: o objetivo do clareamento é diminuir o tamanho das moléculas de pigmentos internas à estrutura dos dentes, fazendo-os refletir mais luz e, assim, aparentar mais claros. Existem diversas técnicas que podem ser empregadas para esse fim, embora todas elas utilizem o oxigênio livre como agente clareador final. Variam as concentrações, o tempo de contato entre o gel contendo o clareador (peróxido) e o dente, e a forma de utilizar. 
Em dentes vitais (que não tiveram canais tratados), o melhor resultado do clareamento é obtido através da associação de técnicas, ou seja, a combinação do clareamento ambulatorial ou de consultório (conhecido popularmente como clareamento a laser) e o clareamento com moldeiras (conhecido popularmente como clareamento caseiro). 
O clareamento ambulatorial só pode ser realizado sob a supervisão de um cirurgião-dentista, porque o gel clareador utilizado tem elevada concentração de peróxido ? o agente ativo geralmente é o peróxido de hidrogênio a 35%, o qual não deve entrar em contato com a gengiva por ser cáustico. Durante o procedimento em consultório, os lábios são afastados e a gengiva é protegida com uma resina fotopolimerizável, que endurece com uma luz azul do tipo L.E.D. (Luz Emitida por Diodo). 
Sobre os dentes secos é aplicado o gel, o qual deve permanecer por no mínimo 15 minutos. Durante esse tempo, seria aplicada a fonte de luz que, na grande maioria dos casos, não é um laser e sim um L.E.D. de alta potência com um feixe bem pequeno de laser de baixa potência entre as lâmpadas de L.E.D. A função da luz seria ativar o gel, ou por ação enzimática ou por calor. 
Contudo, a literatura científica não foi capaz de provar maior benefício com a aplicação da luz, ou seja, não é necessário aplicar qualquer fonte de luz durante o clareamento ambulatorial para que alcançar resultados satisfatórios. Ainda, é necessário alertar que a aplicação da luz pode elevar a sensibilidade do paciente pela incidência do calor sobre o dente, sem melhorar a eficácia do clareamento. 

As principais vantagens do clareamento ambulatorial seriam: 
independe da disciplina do paciente, a velocidade de clareamento aparenta ser maior, para o paciente, pois o efeito do clareador está associado ao efeito de branqueamento dos dentes, resultado da desidratação dos tecidos dentais durante o procedimento. O branqueamento não é estável como o clareamento. São necessárias em media três sessões de clareamento ambulatorial, com intervalos de 7 a 15 dias entre cada sessão. 
O clareamento individual com moldeiras utiliza géis com menor concentração (de 10 a 22%) e diferentes formulações, podendo ser à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida (este, em contato com a água, dissocia-se em peróxido de hidrogênio e uréia, elevando o pH e impedindo a desmineralização das camadas mais superficiais do esmalte dentário). 

Essa técnica depende completamente da disciplina do paciente, que utilizará a moldeira personalizada carregada com o gel, de 30 minutos a 2 horas diárias, ou por 6 a 8 horas durante a noite, por no mínimo 14 dias e no máximo 6 meses, para o alcance satisfatório da cor. A concentração mais segura do gel nessa técnica é a de 10%. 
O ideal é associar as técnicas para otimizar resultados. Uma sessão de clareamento ambulatorial, seguida de 14 dias de clareamento diurno com moldeira parece trazer resultados bastante satisfatórios. 


ESCRITO POR: Maristela Lobo (Odontologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário